Monday, August 5, 2013

ZON tenta dissolver a OPTIMUS

Sou cliente OPTIMUS, correcção, era cliente OPTIMUS, com o mesmo número desde 2000, ano em que regressei do estrangeiro. Boa cobertura, qualidade no serviço, preços aceitáveis, sem burlas tradicionalmente associadas aos operadores de telecomunicações, etc, foram os argumentos que me mantiveram fiel à marca.
Infelizmente como todos sabemos, em Junho de 2013, a OPTIMUS foi adquirida pela ZON.



Para quem não se recorda, a ZON foi um desmembramento da Portugal Telecom, com PT, TMN e não sei o quê para um lado e TVCabo, cinemas LusoMundo, e mais qualquer coisa para outro lado (ZON).
Na realidade nunca se separaram, andaram sempre consertados a nível de mercado. A ZON mobile, acertou com a TMN a cobertura apesar desta não ser a melhor no mercado, por algum motivo.
Agora a ZON que já tinha a sua rede móvel (ZON mobile da TMN) e que a mantêm, adquire a Optimus. Bom, dois sistemas diferentes numa marca, não tem cabimento. Sem duvida que as infra-estruturas da Optimus vão passar a dar suporte à falta de cobertura da TMN.
Será/É mais um bom exemplo dos monopólios e mercados concertados em Portugal

Isto é triste, muito triste, mas o que mais me revolta é o facto dos maus tratos que a ZON implementou aos seus não clientes. Os clientes Optimus, portanto não clientes ZON mobile e/ou TMN são neste momento burlados nos seus tarifários. Assim a Optimus perde clientes que maioritariamente migraram os seus serviços para a TMN e muitos poucos para a Vodafone. Durante esta migração em massa, a Optimus extinguir-se-á.

Meu caso é o seguinte: Tinha um telemóvel recarregável com carregamentos mínimos de €10/mês. Passado um mês, mesmo com crédito, deixaria de poder fazer chamadas, mas recebia. Passaram 3 ou 4 dias após o fim do carregamento obrigatório e a ZON cobra-me € 0.9 de "multa" por não ter carregado atempadamente o meu telemóvel, coisa que a Optimus real nunca fez. Portanto, apesar de ter crédito não pude fazer chamadas e sou "multado", perdão burlado em € 0.9. Mas não fica por aqui. O carregamento mínimo mencionado acima, de repente de 19 de Julho só me daria telecomunicações até 13 de Agosto, ou seja, aumentaram os carregamentos mínimos. No dia 2 de Agosto falei 15 minutos e desapareceu-me €5,5 de crédito no telemóvel (era o crédito restante). Num tarifário que me custava para todas as redes € 0,22 de repente passou a €0,38 no primeiro minuto e €0,32 nos subsequentes, porque nos meses em que não faço carregamentos o valor sobe de  22 cent. para 38 cent. Eu tinha um carregamento até 13 de Agosto, mas dia 1 de Agosto entrava num mês no qual ainda não tinha feito carregamento algum e TOMA LÁ QUE O GAJO É PARVO.
.
PRESTEM TODOS MUITA ATENÇÃO AOS VOSSOS PREÇOS ENQUANTO NA REDE OPTIMUS.

A Portabilidade do meu número 93... para a VODAFONE aconteceu de imediato ao telefonema de 2 de Agosto, para um tarifário de 4 cent. para todas as redes com um encargo de 25 cent. somente nos dias em que telefono, não pago taxa diária para receber telefonemas e sem carregamentos obrigatórios.
Aqueles 15 minutos a 2 de Agosto saíram-me tão caros como um mês na Vodafone. O que esperam para mudar, ou gostam de passar por otários?.

Se o mencionado não vos serve ou é duvidoso, exponho o caso da minha mulher, também infeliz ex-cliente Optimus, TAG mais concretamente. Com carregamentos mínimos, como todos sabemos, não pode fazer chamadas passado a data dos carregamentos obrigatórios. São cobrados 50 cent. por dia em que não faz o carregamento obrigatório e depois ao recarregar, roubam 90 cent, de multa por o carregamento não ter sido atempado. Com 5 dias fora do carregamento obrigatório custaram-lhe € 3.40.

É claro que os tarifários não podem ser alterados á vontade do operador. Se o operador quiser descontinuar o meu tarifário, tem de o comunicar atempadamente para eu fazer as minhas opções, e tal não aconteceu.

É ilegal ??? É sim, mas como ex-operador de telecomunicações, posso vos informar que de nada serve a ANACOM/ICP a não ser preservar os interesses dos grandes operadores. Não é só a ANACOM, todos as autoridades reguladoras são assim, diariamente saem notícias que provam este senso comum.

Com este processo da ZON, a dissolvência da OPTIMUS, que geralmente é prejudicial, ou seja, perde-se dinheiro, vai fazer com que a ZON arrecade milhões e na eventualidade da ANACOM/ICP decidir contra a ZON neste esquema que está a praticar, será de consequências minimas. A ZON usurpa € 2.000.000 e é multada em € 50.000, tal como aconteceu ainda este ano com o Barclays em valores diferentes.

ABRAM OS OLHOS PORQUE ESTE PAÍS ESTÁ CHEIO DE BARCLAYS E ZON's.

Mudem para a VODAFONE, pois mudar para a TMN é dar a satisfação que querem.

Este novo modelo de preços da OPTIMUS está descrito no website do mesmo e relativo a cada tarifário, só que não avisaram ninguem, não fossem os clientes fugir antes da aplicação dos mesmos tarifários e a ZON não ganhar nada com este processo de dissolução da OPTIMUS.



No comments:

Post a Comment